O que é o PICO?

O PICO – Programa de Integração de Conhecimentos tem como proposta utilizar a tecnologia como elemento articulador de conhecimentos nas diversas áreas do saber. O programa tem como princípio, a educação tecnológica centrada em valores.

Os projetos do PICO associam experimentos científicos, robótica, aprendizagem e vivências de valores essenciais à vida. Tecnologia com propósitos, ciência com ética, educação com princípios.

Explicitamente voltado para o estímulo ao pensamento investigativo e transdisciplinar, o PICO propõe a execução de projetos didáticos incorporando os novos desafios da educação.

Os desafios propostos pelo Programa pressupõem a conexão de áreas distintas, mas complementares: ciências exatas e consciência ambiental, cálculo e pensamento humanista, formação pessoal e coexistência na sociedade em rede.

Nossa referência: a Declaração do Milênio e o documento pós-2015: O caminho para a dignidade até 2030: acabando com a pobreza, transformando todas as vidas e protegendo o planeta, relatórios gerados pela Organização das Nações Unidas, que estabelece, para seus 191 países membros, o compromisso com “um mundo mais pacífico, mais próspero e mais justo”.