Sobre o PICO

Programa de Integração do Conhecimento

É com grande alegria que apresentamos o fruto de nossos esforços na construção de um programa capaz de integrar, ao processo de aprendizagem, conhecimento, tecnologia e valores, proporcionando condições para que nossas crianças e jovens exerçam, verdadeiramente, sua cidadania.

O PICO promove projetos pedagógicos que utilizam inúmeros recursos tecnológicos, a fim de tornar as aulas desafiadoras, sempre priorizando a reflexão e a diversão como a forma mais rica de aprender.

Contando com sua companhia, para iniciar nossa escalada, o PICO pretende:

  • Favorecer encontros semanais interativos e dinâmicos;
  • Permitir, por meio de tecnologias inovadoras, a participação ativa do estudante em sua aprendizagem;
  • Desafiar nossas crianças e jovens para aprimorarem as relações interpessoais, resolverem situações-problemas e formarem opiniões a partir de dilemas éticos;
  • Motivar o estudante a pesquisar e buscar novos conhecimentos;
  • Provocar e instigar a criatividade, a imaginação e a construção de procedimentos de planejamento, análise e pró-atividade.

Cada faixa etária contará com projetos educacionais que buscam a parceria entre o conteúdo trabalhado em sala de aula, a tecnologia e a educação focada em valores. Escalar uma montanha pode parecer uma tarefa difícil. Entretanto, com as ferramentas e o conhecimento necessário, todos somos capazes. Uma situação-problema pode ser a chave para o início de uma ótima discussão e uma incrível reflexão.

Para tanto, o programa PICO foi desenvolvido em seis segmentos:

foto-ensino-medio
foto-infantil

O programa PICO foi desenvolvido em seis segmentos:

Educação Infantil

Educação Infantil

Na Educação Infantil, as propostas abrangem o universo da criança, com módulos de menor duração. O objetivo é introduzir, de maneira divertida, a tecnologia ao cotidiano dos pequenos. Com encontros repletos de brincadeiras e desafios, os menores terão acesso a diversos kits educacionais, como blocos de montagens, robô NAO, etc. Desenvolvendo, principalmente, a coordenação motora e a socialização, nossa “escalada” na Educação Infantil trará sentido às descobertas diárias das crianças.

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, o conteúdo trabalhado em sala de aula será um grande aliado. Nossos projetos terão inúmeros materiais tecnológicos à disposição, como blocos de montagens, blocos de montagens eletrônicos, Arduino, etc. Cada estudante terá um passaporte, no qual faremos o registro de sua participação nessa grande aventura. Além da integração na Internet, dentro do Portal PICO, e de um espaço para interagirmos também fora de sala, nossos “alpinistas” serão desafiados a refletirem e vivenciarem o trabalho em equipe, trocando experiências a cada encontro e enriquecendo ainda mais o seu aprendizado.

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Na segunda etapa do Ensino Fundamental, chega a hora dos estudantes se apropriarem de novas ferramentas. Os kits de construção e programação de robôs serão fundamentais nessa fase do Programa. A parceria entre o PICO e a sala de aula será ainda mais efetiva. Por meio de situações-problema, os jovens terão autonomia para construir seu próprio caminho de resolução. O Portal PICO, na internet, será muito útil, uma vez que diversas interações e atividades complementares acontecerão online. Nossos “alpinistas” já vislumbram o PICO que se aproxima e, ao mesmo tempo, conseguem perceber o quanto já caminharam.

Ensino Médio

Ensino Médio

As propostas para o Ensino Médio abordam, principalmente, conceitos físicos e matemáticos, e os recursos tecnológicos são utilizados como meio. O aprofundamento nas questões relativas à programação chega a ótimos níveis, proporcionando discussões e reflexões naturalmente mais densas, tendo em vista o conteúdo curricular dessa faixa etária. Mais experientes, os “alpinistas” do Ensino Médio têm muito que ensinar e aprender sobre o trabalho em equipe. A educação focada em valores, iniciada nos segmentos anteriores, reaparece agora na forma de opinião e, principalmente, nas atitudes. O topo está cada vez mais próximo, contudo, é possível notar quanto esforço é necessário para alcançá-lo.

PICO Extra I

PICO Extra I

Os encontros extracurriculares se iniciam no Ensino Fundamental. As aulas ocorrem semanalmente e os estudantes são desafiados a participarem de aventuras empolgantes. O processo de ensino-aprendizagem se mistura com a educação focada em valores; a cada nova situação-problema proposta, mais oportunidades de vivenciarem a resolução dessas questões em equipe os estudantes terão. Sempre com muita diversão, as atividades trarão conhecimento por meio da tecnologia. Contaremos, também, com o apoio do Portal PICO, pois desafios complementares farão parte do módulo. Nunca foi tão incrível ter um passaporte cheio de carimbos!

PICO Extra II

PICO Extra II

O PICO EXTRA II é a proposta extracurricular do programa PICO para o Ensino Fundamental II. Composta por módulos semestrais, tem por objetivo a reflexão de dilemas éticos. A cada semana, um novo tema é proposto. Os estudantes discutem e têm a oportunidade de expor suas opiniões ao grupo. Assim como nos desafios tecnológicos, em que as equipes nem sempre encontram a mesma forma de resolver o problema, antes de desmontar os modelos, os grupos podem contar parte de seu processo, bem como o caminho que fizeram para chegar ao resultado que julgam ideal. Essa troca de ideias traz dinamismo ao encontro, mostrando que as equipes não só competem, mas podem, também, compartilhar acertos e erros, ouvir e entender os erros dos outros. Esse é o verdadeiro aprendizado em equipe. A integração entre os kits de montagens , montagens eletrônicas, Arduino e o Portal PICO oferece aos estudantes excelentes condições para que sua autonomia, enfim, seja posta à prova.

Agora que já avistamos o PICO, que tal nos prepararmos para a “escalada”?

Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas.